Tomilho, que nom falte!




O tomilho aparece muitas vezes cultivado polas suas propriedades aromáticas, já que é un condimento imprescindível na cozinha mediterránea, mas também polas suas propriedades medicinais. Se ainda nom tedes na casa ou na horta un pé de tomilho, esta primavera poderia ser o momento ideal para pó-lo, e começar a aproveitar as suas qualidades digestivas, respiratórias, tónicas e sedantes, com multidom de aplicações. Na minha casa é umha das medicinas mais recorridas!

Para gripes, constipados e outras doenças do sistema respiratório, as que chegam normalmente com o frio, o tomilho pode ser un remédio mui útil polas suas propriedades anti bacterianas e anti fungicas, que lhe proporciona em boa medida o timol, um componente do seu aceite essencial.
A infusom de tomilho tem acçom expetorante e ajuda a desobstruir as vias respiratórias, e contribui a melhorar síntomas como a tosse, o catarro, as dores e a inflamaçom da gorja, da boca e das gengivas e reduz as possibilidades de evoluiçom da doença.

Podemos utilizar a infusom a razom de um litro diário, mas também em forma de gargarejos, lavagens de feridas, etc. Para os problemas respiratórios e os estados febrís, pode-se combinar com outras ervinhas, como língua de ovelha, flor de sabugueiro e tila.

Deixo-vos a continuaçom a ficha da erva com um pequeno resume das suas propriedades e aplicações, que ainda som muitas outras!



TORMENTELO

Outros NC: Erva do cravo, Tomelo, Tomilho, Tominho.

Thymus pulegioides
Thymus vulgaris
Fam: labiadas

A primeira é a variedade silvestre galega, que floresce de Julho a Setembro em toda a Galiza, excepto na beira-mar, e muito abondosa nas serras orientais do País. A segunda, a variedade cultivada, ambas com similares propriedades.

Virtudes medicinais:

-Por via interna tem um efeito anti-infeccioso (anti-microbiano, anti-séptico) e anti-espasmódico geral: bronquios, sistema digestivo, dores menstruais,..
-Sistema digestivo: carminativo, espasmolítico e aperitivo. Útil para a gastritis crónica.
-Peitoral: expetorante, espasmolítico, anti-tusivo, sudorífico e anti-biótico. Tos seca, asmática. Preventivo da gripe. Sinusite, vegetações.
-Anti-séptico urinário (cistitis) e genital (vaginite, balanite (glande)).
-Estimulante e tónico geral. Aumenta a faculdade intelectual e a agilidade mental, substitutivo do café.
-Via externa: bactericida e fungicida. Desinfetante.
-Efeito desodorizante: saliva, alento, suor, urina,..
-Cuidado da boca: aftas, faringite, amigdalite, piorreia.
-Pele: psoriase e infeções da pele. Tónico capilar.
-Inseticida de pulgas e piolhos. Vermífugo intestinal.
-Dores reumáticas e neurálgicas. Em uso externo: tortícolis, lumbago, ciática, artrosis.

Preparações:

Utilizam-se as sumidades floridas.
Infusom, tintura. Dentífrico. Xarope. . Banhos. Azeite medicinal. Lociom capilar. Cataplasmas da erva triturada e quente (mesmo com a plancha da roupa, envolta numha gasa). Compressas da infusom concentrada.

Precauções:
Nenhum efeito adverso conhecido, mas recomenda-se nom prolongar demasiado os tratamentos e evitar mulheres grávidas.
Estas referências som sempre para o uso da erva, nom para o aceite essencial, que é muito mais delicado e pode resultar tóxico.