Quatro remédios para golpes e feridas das crianças




Como aconselhava na entrada anterior, nom acho apropriado tratar as contusões habituais das crianças utilizando árnica, pois os preparados naturais realizados directamente com a erva apanhada por nós, excedem estes usos. De seguido proponho-vos algumhas ervas que encontro mais adequadas, fáceis de preparar e com as que nom corremos riscos:

-Caléndula.
Esta erva maravilhosa possui propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias. É mui doada de encontrar ou mesmo cultivar numha maceta para dispor de umha quantidade suficiente para fazer um preparado com esta finalidade. Se maceramos a flor coberta de azeite de oliva ao sol durante 30 dias obteremos um azeite medicinal óptimo, a partir do qual elaborar um bálsamo com cera de abelha, para levar e aplicar com facilidade. Se queremos podemos apurar o processo quentando a erva no aceite a banho maria, durante 2-3 horas, deixamos repousar 24 horas e filtramos. Podemos substituir o azeite de oliva por algumha manteiga. A infusom da erva pode-nos servir para lavar as feridas ou em compressas para aplicar sobre as contusões. 



-Hipérico.
O azeite de hipérico, macerado em oliva 40 dias aproximadamente, ao sol, é um cicatrizante e anti-inflamatório mui eficaz, indispensável no nosso botequim natural, ideal também para queimaduras, picaduras, etc. Tem propriedades calmantes, anestésicas, e só cumpre resguardar a zona tratada do sol.



-Romeu.
Umhas pingas de álcool de romeu sobre umha gasa humedecida previamente, som ideais para calmar e des-inflamar um bom topetazo. Se preferimos, podemos macerar a erva em aceite para elaborar um bálsamo estupendo.



-Chantagem
Esfregar folhas frescas de língua de ovelha ou chantagem (os Plantago) é um recurso perfeito para calmar a inflamaçom. Reconhecer esta erva tam comum é ideal para quando nom temos a mao nenhum preparado... mesmo tendo-o! Aprender a aproveitar as ervas vivas e frescas depara-nos muitas agradáveis surpresas. O sumo fresco de esta erva contem substancias anti-sépticas e antibióticas que o fam ideal para aplicar directamente sobre feridas e picaduras.

Folhas de Plantago lanceolata e Plantago major, respectivamente. Os seus nervos longitudinais mui marcados som umha boa referência para aprende a reconhece-las. Por eles é que também a erva recebe o nome de "sete costas".