Erva Abelheira ou Cidreira,..




Melissa officinalis

Sempre que os nervos nos assentem no estómago e no baixo ventre, podemos passar consulta com a cidreira. Amiga das decisões pausadas, tomadas com tranquilidade diante dum chá quentinho e saboroso, e dos conselhos de boa fé: qualquer assunto sério na vida merece da opiniom de esta amiga da calma.
É a erva dos vómitos das grávidas, e sempre que haja acidez ou vómitos nervosos, e qualquer dor com umha alta componente nervosa, como as cefaleias, dores de ouvido, de dentes,.. Em geral, para o stress, a depressom, a ansiedade, a insónia,.. e, por suposto, as regras dolorosas e irregulares.
Também mui aconselhável como digestiva e carminativa, e por via externa polas suas propriedades anti-sépticas, anti-fúngicas e anti-virais. Em países do Norte é afamada polas pomadas que que com ela se preparam para os herpes, e nom devemos de esquecer-nos de ela nos banhos de assento se padecemos de qualquer tipo de infecçom genital.
A sua alcoolatura, que fizeram famosa os carmelitas com o nome de “Agua do Carmem”, pode-se fazer como qualquer outra tintura, macerando a erva em alcool, ainda que circulam por ai muitas receitas com variados ingredientes (cravo, canela, limom,..). Olho que está deliciosa, e nom deixa de ser um medicamento!

Indicações e usos:
- Digestiva, carminativa
- Sedante
- Anti-inflamatório, anti-espasmódico, a nível digestivo e respiratório
- vulnerária
- Emenagoga
- Anti-séptica.
-Anti-fungica e anti-vírica