Ervas abortivas



As ervas emenagogas (que normalizam a regra e calmam as dores) som abortivas, se som utilizadas com esta finalidade, o qual implica o seu uso numhas doses adequadas. Por possuir esta potencialidade, adverte-se às mulheres de nom utiliza-las durante a gravidez, ainda que muitas delas som remédios muito reconhecidos para determinados problemas, como é o caso da erva abelheira (Melissa officinalis) para aliviar os vómitos que algumhas mulheres padecem na gravidez.
As vezes confundem-se as ervas que ajudarom secularmente às mulheres a interromper a gravidez com ervas tóxicas, mas é o uso adequado de determinadas ervas o que lhes confere esta propriedade, e mais um saber que as mulheres perdemos sobre o conhecimento dos nossos corpos e do médio que nos rodeia. Baseando-nos nos herbários antigos, provavelmente o abortivo mais utilizado na história da medicina natural nom tenha sido nem a ruda, nem o assente, nem o rabo-de-galo,.. se nom umha erva tam inocente e tam habitual nas nossas cozinhas como é a menta poejo, Mentha pulegium. Tomamos um chá?

Imagem do herbário médico do Século IV, De herbarum virtutibus, no que umha mulher está a elaborar um preparado de poejo, erva que sustem na sua mao.